Expectativas, frustrações e aprendizados

Quem nunca desejou que algo acontecesse, montou em sua cabeça situações, ações, reações de outras pessoas e nada aconteceu como esperado? Expectativas se baseiam em esperar e desejar muito que algo aconteça, sem evidências de que aquilo é possível ou vai realmente acontecer. Ou seja, é tudo uma especulação montada pela nossa mente.

E está tudo certo se essa expectativa se baseia por planos realistas, que podem ser implementados, dependem só de nós mesmos. Mas expectativas em excesso geram frustrações infinitas. Quem cria muitas expectativas, geralmente as crias em cima dos outros, de circunstâncias externas que não correspondem à realidade, ou fatores que estão além do seu alcance.

É claro que qualquer objetivo nasce de uma vontade, um desejo ou até de uma necessidade. Se tudo está certo, não existe esse ímpeto por criar uma vida diferente e melhor.  Mas esse objetivo só́ é alcançado quando deixamos de lado a expectativa e passamos a construir maneiras concretas de chegarmos aonde queremos.

A primeira etapa é avaliar seu desejo. Itens como “quanto dele pode realmente ser alcançado”, “em quanto tempo”, “quanto desse desejo depende só de você” (lembre-se que colocar a expectativa nos ombros de outras pessoas é só um caminho para frustração) e como você saberá que está no caminho da concretização de seus desejos. Algumas vezes, temos expectativas que podem se concretizar, mas não no tempo que imaginamos ou da maneira que imaginamos. É importante sempre ter flexibilidade para ajustar seus planos se necessário.

Observe suas ações e entenda que você é capaz de muito mais que imagina, mas, para isso, não basta apenas desejar, tem de fazer! Toda realização já foi sonho, mas é preciso colocar atitude e ação. Nós temos forças que nem sempre conhecemos, são esses nossos talentos inatos e habilidades que devemos utilizar para alcançar nossos sonhos.

Tendemos a ficar focados só no que falta, naquilo que não somos capazes em vez de usar aquilo em que somos bons. Se o primeiro plano deu errado, faça algo diferente, busque novos caminhos, olhe o mundo de outra forma e, principalmente, olhe-se de outra forma. Permita-se errar. As grandes mudanças acontecem, em geral, depois de muitos erros e ajustes.

Ter uma vida com significado é um dos pilares de uma mente saudável, criativa, proativa e atenta ao momento presente. É só no momento presente que podemos criar metas, planejar o caminho e executar as ações necessárias. Então, sonhe alto e coloque seus sonhos em prática aqui e agora. Não deixe que sua vida se transforme em uma sucessão de expectativas frustradas. Ouse, desafie-se e conquiste.

Gostou desse conteúdo? Então me siga nas redes sociais, pois compartilho muitas outras reflexões e dicas de meditação. Meu Instagram é o @rosanesampaiocoaching. Te vejo lá! 😉

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.