Mantendo o equilíbrio emocional em tempos de crise

equilíbrio em tempos de crise

Então o mundo, de alguma forma, mudou. Um vírus bastante contagioso surgiu, se espalhou pelo planeta, matou pessoas, afetou a economia, fechou fronteiras, parou nações inteiras. E, ainda que um remédio ou vacina surjam rapidamente, o coronavírus mostrou o quanto nós, e todo o mundo tecnológico que construímos, somos frágeis perante a natureza. Mostrou que, apesar da quarentena, não estamos isolados: se algo acontece no outro lado do mundo, eventualmente chegará onde vivemos. E essa percepção de nossa fragilidade está gerando uma outra pandemia, a do medo e da perda de equilíbrio emocional.

Ignore as fake news e teorias da conspiração: o vírus é real, sua ameaça é real para a nossa saúde e daqueles que amamos. Sob esse aspecto, o que podemos fazer é seguir as orientações para minimizar a disseminação do vírus — higiene, distanciamento social, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, etc.

Mas o foco aqui é melhorar nossa resposta emocional e mental a esse novo contexto mundial. Você está conseguindo manter seu centramento, seu otimismo e seu bem-estar mental? Apesar de todas as notícias, você continua em paz? Ou está se deixando envolver pelo medo generalizado e pela ansiedade, lendo tudo que te mandam sobre o assunto, sem nem verificar se são informações verdadeiras ou falsas?

Acredite, deixar-se envolver é perfeitamente normal, mas infelizmente nos impede de tomar decisões e agir com racionalidade. E pode inclusive comprometer sua imunidade.

Então, como manter sua paz interior nesse momento? A primeira etapa é entender o que você está sentindo, se é ansiedade, medo, tristeza ou mesmo raiva.

  • Qual é o sentimento predominante em sua mente e corpo? Onde esse sentimento se expressa fisicamente? Para descobrir isso, você precisa entender o que está sentindo.
  • Esse sentimento surgiu como? A partir de alguma notícia na TV, alguma informação que veio via WhatsApp? Você visualizou em sua mente cenários futuros negativos? Ou ficou falando consigo sobre tudo aquilo que pode acontecer por causa do vírus? Você procurou ativamente notícias, ficou lembrando outras situações de crise?
  • Agradeça essa parte sua que está tentando te proteger, atender sua necessidade de segurança física e financeira, mesmo que essa proteção esteja tirando seu bem-estar mental.
  • Encontre outras formas de se sentir seguro(a), mesmo na crise. Por exemplo: se você lê as notícias a cada hora, passe a ler apenas 2 vezes ao dia. Ou se você está envolvido nesse diálogo interno sobre todos os possíveis cenários negativos, monte também cenários positivos. Lembre-se de outras crises, tanto da humanidade como pessoais, que foram superadas. Analise todas as possibilidades positivas.
  • Fique atento para quando estiver se pré-ocupando, construindo ansiedade, vivendo mentalmente em um futuro incerto. Quando isso acontecer, volte ao momento presente e coloque sua atenção naquilo que está fazendo. Não é tão difícil: você pode fechar rapidamente os olhos e contar o tempo de sua respiração por 1 ou 2 minutos, procurando fazer com que a inspiração e a expiração fiquem cada vez mais longas e inflando bem o abdômen.

Situações de crise, como a atual pandemia do coronavírus, sempre existirão. Nossa felicidade e bem-estar dependem de nossos pensamentos e da maneira como acreditamos que somos capazes de lidar com as circunstâncias externas. É sobre nossos próprios pensamentos e ações que temos real controle. Lógico que você vai se proteger do vírus, atender as recomendações oficiais e procurar ajuda, se necessário, mas tudo isso a partir de um estado mais equilibrado, tomando decisões mais racionais.

Ser capaz de manter-se em paz num momento como esse — com excesso de informações (nem todas verdadeiras) e mudanças compulsórias de vida — e isso é o que lhe dá a certeza de ser capaz de superar qualquer desafio. Então, aproveite a quarentena para se conhecer melhor: teste, aprenda mais sobre si mesmo, reflita, e sinta-se mais seguro e feliz. 😉

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ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.