Como tornar as resoluções de ano novo realizáveis

​ 

Chegou aquela época na qual vamos só pedindo internamente para que o ano termine de uma vez, que o período das ruas engarrafadas, lojas lotadas, despesas exageradas e a correria das festas e obrigações que parecem não ter fim simplesmente acabe.

Alguns têm férias e já contam com elas, outros sonham com um janeiro mais tranquilo. Mas no fundo, muitos de nós só querem que o ano termine porque não conseguiram realizar suas resoluções e inconscientemente esperam a virada de ano para afirmarem que o próximo ano será diferente, que dessa vez eles irão fazer tudo aquilo que sempre falam e não conseguem alcançar. Se parece dura a afirmação pense: quantas das suas resoluções de 2019 você efetivamente realizou ou está adiantado no caminho? 

É fácil e comum se culpar por esse tipo de fracasso, entrar no autojulgamento. Mas quando foi que você aprendeu a definir suas metas da maneira correta? Talvez no trabalho, se teve a oportunidade de participar de um treinamento, algum workshop específico ou se já fez um processo de coaching. 

Se você não teve oportunidades semelhantes, como espera definir suas metas de maneira que potencialize alcançá-las? Fazer uma listinha não é suficiente, existem algumas regras para tornar essas resoluções de ano novo mais possíveis de realizar.  

A técnica mais tradicional do coaching para definição de objetivos é a famosa Meta SMART, na qual cada letra tem um significado. E vamos começar por aí, acrescentando, a seguir, diferenciais importantes da Programação Neurolinguística: 

– A meta deve ser específica (specific, em inglês). Ou seja, defina exatamente qual seu objetivo, por exemplo, ‘fazer uma corrida de rua de 10km’. A PNL acrescenta que a meta deve ser definida em termos positivos, sem o uso de palavras negativas, como ‘não’ e ‘nunca’, ou que impliquem em percepção de sacrifício, como ‘perda’. 

M – A meta deve ser mensurável concretamente. No exemplo: ‘10 km’, então vou saber que alcancei a meta quando conseguir correr os 10 km sem parar. E, conforme a PNL, deve ser mensurável também sensorialmente: o que você irá sentir, falar para si mesmo, ver e ouvir a sua volta quando realizar sua meta. 

A – A meta deve ser alcançável. Não adianta ter um objetivo impossível de ser alcançado em um período definido, ou simplesmente alcançável. Exemplo: ‘correr uma maratona em um prazo de 1 mês’, algo que torna-se impraticável se a pessoa não tem o preparo e condicionamento físico necessários. 

R – Atenção à relevância da meta. Imagine uma pessoa que corre três vezes por semana 9 km e coloca como resolução de ano novo correr 10 km. Não existe um desafio, não existe atração nessa meta. Você precisa se desafiar, ou não haverá realização por trás da meta batida.

T – A meta tem que ter um tempo definido para ser alcançada. Fácil entender que, quando não definimos um prazo para superar um desafio, não nos esforçamos e passamos a procrastinar esse esforço.

Além disso, sua meta deve depender somente de você, preservar aquilo que é muito importante para você, ser uma conquista pessoal para você. Quando pensa no que irá alcançar com as resoluções de ano novo, você tem que se empolgar, sorrir, sentir-se impulsionado para agir. Mas lembre-se: nem sempre os nossos planos de ação são 100% eficientes. Eles podem exigir ajustes e flexibilidade nas ações necessárias. 

E finalmente, faça uma lista de quais são suas qualidades e forças que permitem e servem de apoio para alcançar suas resoluções. 

Agora só falta decidir qual será seu grande objetivo para 2020. Escolha apenas um nesse momento e mais tarde, quando esse já estiver mais encaminhado, você pode adicionar outro, sempre um por vez. Com as inúmeras obrigações diárias, colocar sua energia em um único objetivo por vez potencializa sua realização. 

Minha dica pessoal é escrever em papel ou no computador e deixar sempre a vista em quantos lugares você imaginar: a meta a ser alcançada não deve sair da sua cabeça, bem como as suas qualidades que permitem alcançá-la e porque essa meta é tão importante.

Vamos fazer 2020 ser o ano em que todas as resoluções se transformaram nas suas realizações? 😀

Boas festas!

40 comments On Como tornar as resoluções de ano novo realizáveis

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.