Meditação: o encontro com o seu interior

O mundo aqui fora é muito legal. Há milhões de possibilidades, cores, aromas, histórias e estórias. É hipnotizante observar e viver situações externas. Envolvidos nesse dia a dia, passamos a operar com a mente no automático. Desde momento em que acordamos ao que vamos dormir, estamos pensando constantemente sem sequer imaginas a influência que isso têm em nossas atitudes. Ficamos tão maravilhados por aquilo que está ao redor que não olhamos o que existe dentro de nós mesmos. Porém, principalmente quando entramos em um processo de meditação ou não, o mundo interno é a lente pela qual o mundo externo passa para chegar à mente e causar uma impressão, positiva ou negativa.

Muito antes de pensar em trabalhar com desenvolvimento humano, levada por uma amiga insistente, comecei a praticar yoga. Confesso que fui meio de má vontade, mas me apaixonei desde a primeira aula. Talvez seja por ter ido para uma aula com muito movimento (as conhecidas saudações ao sol), mas também com movimentos de equilíbrio que me obrigavam a ficar o tempo inteiro com a mente focada na postura. No fim da aula, durante talvez fizemos uma meditação guiada. Foi como abrir um mundo novo, uma jornada entre vários tipos de meditação e interiorização que mantiveram minha mente estável e aberta nos muitos momentos desafiadores da minha vida.

Os dois benefícios que mais gosto na meditação são, primeiro, a capacidade de auto-observação e em segundo, a habilidade de acalmar a mente e voltar rapidamente ao aqui-agora. Apenas com esses dois aprendizados, alguém que medita já consegue notar melhora em seu estado mental, aprender quando e porque as emoções surgem e como se manifestam no corpo. Também é possível perceber aquela espiral negativa que rapidamente nos leva para um estado de medo e ansiedade.

Aprender a voltar a mente para o momento presente se traduz em foco, concentração, produtividade, proatividade, comprometimento em começar e finalizar projetos e assim por diante.

Há anos atrás, comecei a guiar amigos nas meditações, com direito aos muitos insights que a prática provoca na medida em que a mente se abre para soluções e percepções além das já programadas em na mente consciente. A partir daí, comecei meu treinamento em coaching, PNL e hipnose. Ainda aplico a técnica quando me pedem com resultados muito positivos.

A boa notícia é que você pode escolher uma meditação guiada simples e curta na internet, ou até mesmo ouvir uma minha aqui. Experimente ficar durante 5 minutos focando na sua respiração. Repare em como o ar entra e sai de seus pulmões, preferencialmente pela manhã.

O mundo interno é tão repleto de cores, aromas, histórias e estórias quanto o mundo externo. Ele pode nos levar para qualquer lugar no tempo ou no espaço. Tem a habilidade de destravar medos e apresenta nossa melhor versão. A conexão profunda com a própria identidade profunda traz a sensação de usar lente e filtros perfeitos para a imagem que vem do mundo externo. Experimente. 🙂

1 comments On Meditação: o encontro com o seu interior

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.