A importância de honrar a sua história

Às vezes, alguns assuntos parecem se repetir em nossa mente, redes sociais, tv ou livros. Quando isso acontece, me pergunto se é o Universo mandando um alerta ou, simplesmente, meu foco está voltado para algum ponto específico. Na última semana, de várias formas, a questão da história pessoal tem vindo a minha atenção. Não na forma de lembranças passadas, mas como entendimento interno que ultrapassa a racionalidade sobre a importância de aceitar, valorizar e honrar a própria história.

Não são poucos os clientes que desvalorizam o que viveram. Algumas vezes, não percebem os pontos de valor do passado. Já outros, valorizam pontos negativos, com foco concentrado nas dificuldades, a ponto da superação ser quase esquecida ou vista como uma libertação. A verdade, é que não existe libertação se os desafios superados continuam na mente como algo negativo.

história

Na PNL, nenhuma técnica tem o objetivo de fazer esquecer os desafios da vida, mas trazer para a mente consciente as habilidades, capacidades e aprendizados adquiridos ao longo de todas as situações. Um de seus pressupostos é: não existe fracasso, somente feedback. Ou seja, ressignificar as experiências e integrar toda a nossa história. É importante que esse feedback seja na forma de percepções, ações e atitudes propositivas. Se alguém foi enganado, não adianta dizer que a lição é não confiar em ninguém, pois isso coloca o foco no negativo e toda responsabilidade em outras pessoas. Uma opção seria ficar mais atento quando for assinar um documento, por exemplo.

Outra dica simples, é escrever sua história na forma de uma lista realizações e fracassos e, ao lado de cada item, anotar em que aquilo ajudou a ser quem você é hoje. Que tipo de mentalidade, habilidade, capacidade cada experiência deixou em seu subconsciente? Essa lista também serve para perceber o que ainda precisa de aceitação e entendimento de quais emoções estão envolvidas. Acolher, valorizar como aprendizado e integrar tudo o que vivemos, pode ser um combustível emocional para que possamos superar novos desafios.

Em qual ponto sua história está oculta? O que você escolhe não contar nem para si mesmo? O que você acredita que possa ser fraqueza ou falha, e que ainda não entendeu que pode ser sua grande força? Honre sua história, traga cada detalhe para consciência, permita que as emoções se curem e se fortaleçam pelo reconhecimento de cada situação vivida. Seja inteiro e feliz. 🙂

7 comments On A importância de honrar a sua história

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.