Qual o seu propósito para 2019?

Cada ano significa um recomeço. Então, que tal definir seu propósito para o próximo ano?

Outro dia li um texto que falava sobre a inteligência por trás do calendário: a cada 365 dias temos um novo recomeço. É como se o universo nos desse novas chances de atingir nosso propósito e é interessante colocar metas concretas e buscar meios de alcançá-las.

Mas o que vou propor antes é uma nova perspectiva para esse ano: definir um propósito e a sua visão para 2019.

A nossa visão de mundo é aquilo que imaginamos que seria ideal. Isso tende a ser um pensamento um pouco utópico, algo a ser alcançado em um futuro meio distante. A sua visão tem a ver com seus valores mais profundos, coisas que são importantes para nós e que amamos fazer.

Já um propósito é um norte mais próximo e pessoal, geralmente relacionado com como você pode contribuir para que aquela visão aconteça. Eu costumo dividir propósito em dois: um para o ano seguinte, ou até mesmo para 6 meses, e outro mais concreto, um objetivo de vida realmente. A importância de definir nosso propósito para cada ano é que ele dá um norte para nossas ações e decisões.

Você pode se perguntar como quer se lembrar de 2019, mas não em termos indefinidos como, por exemplo, que seja um ano com muita paz. Em vez disso, por exemplo, pode ser um ano em que o propósito seja procurar trazer mais harmonia e paz nas suas relações familiares.

Trace os passos

O segredo para conseguir isso é definir pelo menos três maneiras práticas de chegar lá. Siga sempre as seguintes regras para formular bem seus objetivos:

  1. Devem depender só de você;
  2. Formular declarações sempre em termos positivos;
  3. Ser compatível com seus valores e com o restante de seu dia-a-dia;
  4. Entender o que mais será afetado caso você coloque esse propósito em prática;
  5. Definir quais são as suas habilidades e capacidades que serão usadas no que você planejou aplicar.

Minha experiência em Desenvolvimento Humano mostra que, quando as pessoas fazem essas pequenas definições, é como se dessem permissão para sua mente consciente e inconsciente trabalharem em conjunto para alcançarem esse propósito.

Quando várias pessoas têm propósitos positivos, elas fazem a mudança aparecer no mundo. Essa é uma de minhas crenças mais importantes e meu propósito de vida é transformar pessoas, ajudando para que elas encontrem sua melhor versão. Feliz 2019!

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.