Inteligência: conheça os tipos

Outro dia, naquelas reuniões familiares cheia de parentes distantes, observei a diversidade de escolhas profissionais daquele pequeno universo. Alguns se encaixaram em suas escolhas iniciais e outros saíram totalmente da área que estudaram para desenvolver trabalhos onde exerciam suas melhores habilidades. E, conversando sobre essa variedade dentro de um grupo, lembramos da sabedoria e da inteligência de um bisavô, que só sabia escrever seu nome, a respeito da natureza e seus ciclos.

Antes da década de 80, entendia-se como inteligência a capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. O famoso QI considera esses raciocínios e, em algum grau menor, domínio da linguagem e comunicação. Foi quando surgiu um novo conceito, proposto por Howard Gardner, que dizia que a vida humana requer o desenvolvimento de diferentes tipos de sapiências. Define-se inteligência como a “capacidade de resolver problemas ou fazer coisas importantes”.

inteligência
Howard Gardner

Antes de contar sobre como a PNL pode ajudar você a amplificar suas inteligências, vamos aprender quais são:

Inteligência espacial

Alguns chamam essa de inteligência 3D. As pessoas que a possuem, compreendem o mundo visual com precisão, são capazes de criar imagens mentais detalhadas de objetos sem estímulo externo, desenham e identificam detalhes, além de um senso estético próprio. São grandes jogadores de xadrez, arquitetos, artistas plásticos e fotógrafos.

Inteligência musical

São as pessoas que apenas escutando um som reconhecem seu ritmo e timbre. Têm habilidade para compor e executar os padrões musicais. São, em geral, compositores e músicos.

Inteligência corporal cinestésica

São aquelas com capacidade intuitiva de se expressar por meio do corpo, seja praticando esportes, dançando ou atuando. Até mesmo os grandes cirurgiões têm essa característica.

Inteligência naturalista

Essa diz respeito a entender, categorizar e diferenciar tudo que é relativo à natureza, seja o clima, fauna, flora e fenômenos naturais em geral. É uma percepção aprimorada a respeito dos ciclos naturais.

Inteligência linguística

Diz respeito ao domínio da linguagem e à capacidade de comunicação, seja oral, escrita ou até gestual. São escritores, poetas, jornalistas, mas também apresentadores de TV e políticos.

Inteligência lógico-matemática

Durante décadas essa foi considerada a referência medida nos testes de QI. Trata-se da capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos e o que determina o nível da pessoa é a sua agilidade em resoluções. Em geral, quem a possui está na área de engenharia, economia e matemática.

Inteligência intrapessoal

Quem se destaca nesse tipo de inteligência é capaz de compreender e controlar a si mesmo emocionalmente e, ainda, entender as outras pessoas.

Inteligência interpessoal

É a capacidade apurada de interpretar palavras, gestos e objetivos que outras pessoas expressam. Está relacionada com a empatia, com a habilidade de captar e entender os problemas que os outros vivem. Educadores, psicólogos e advogados são geralmente os profissionais que a possuem.

Mas o que interessa mesmo é: será possível amplificar cada uma dessas inteligências?  A Programação Neurolinguística diz que sim, estudando profissionais que são excepcionais no que fazem e descobrindo como eles pensam, sentem, visualizam ou falam, com o objetivo de que todos possam atingir essa excelência.

E, se você ficou interessado em saber mais, fique ligado no texto da próxima semana! 🙂

 

1 comments On Inteligência: conheça os tipos

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.