Fim de ano é tempo de avaliação!

Falta pouco mais de um mês para as festas de final de ano e já temos jantares, amigo secreto e compras para fazer.

Internamente, também começamos a fazer uma avaliação do nosso ano. As realizações, frustrações, fracassos e alegrias começam a ser colocadas em uma balança mental, gerando um estado interno positivo ou negativo.

Muitas vezes ficamos acostumados a supervalorizar nossas falhas e nem percebemos nossa evolução. No entanto, esse pode ser exatamente o momento para relembrar tudo aquilo que deu certo, que você fez de bom, aprendeu ou conheceu.  

Para fazer a avaliação precisamos entender que tendemos a dar mais peso ao que nos faz sentir dor. É onde costumamos colocar o foco, nos problemas e dificuldades. Muitas vezes, na tentativa de diminuir a frustração, inclusive, culpamos a situação, pessoas ou qualquer fator externo. E essas circunstâncias podem mesmo acontecer, mas aprender a colocar a atenção naquilo que deu certo torna a vida mais feliz e até mesmo mais próspera 

Trace estratégias para 2019

A Análise Contrastiva é um processo de comparação dos diferentes estados mentais, performances ou percepções, descobrindo diferenças e semelhanças que geram sucesso. Assim, refletimos sobre as situações e nossas crenças, capacidades e comportamentos acerca de qualquer experiência.

Então, esteja você frustrado ou satisfeito com o ano, é interessante aprender algumas estratégias suas de sucesso. Então, faça duas listas para a avaliação: uma daquilo que não deu certo e outra do que deu. Agora, siga os passos: 

  • Escolha uma situação de sucesso e observe suas características. O que você pensava sobre a situação, visualizava, ouvia ou sentia? Qual a sua postura corporal, respiração e estado mental? Anote todos os detalhes como se estivesse revivendo a situação.
  • Escolha uma situação desafiadora e observe os mesmos detalhes.  
  • Observe semelhanças e diferenças. Apenas isso já dá informações à mente inconsciente para encontrar maneiras de generalizar seus comportamentos que geram soluções e sucesso.
  • Para otimizar ainda mais, volte a relembrar a situação de sucesso e sinta-se como se estivesse lá em detalhes. Relembre a situação desafiadora e vá incluindo aquelas características que acontecem quando você consegue alcançar o sucesso e que você anotou.  
  • O que você poderia ter feito, pensado, sentido, permitido diferente e melhor para alcançar suas metas ou superar situações difíceis que aprendeu com essa técnica? 

Existem momentos, e até anos, que parecem não ter nada positivo. Parece que não somos capazes de encontrar nem mesmo aprendizados ali. Há perdas de pessoas importantes, a vida muda sem que tenhamos controle e nos perguntamos qual direção tomar. Por isso, um conhecimento importante para fazer a avaliação é entender que coisas acontecem e o único controle que temos é como processar internamente os acontecimentos: escolher onde focar e encontrar capacidades que permitem superar as situações. Mesmo passando um final de ano triste, é possível ter a certeza de poder encontrar, eventualmente, caminhos de bem-estar e autoconfiança. Siga as dicas e aproveite o final de ano! 

1 comments On Fim de ano é tempo de avaliação!

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.