Autoconhecimento por meio da PNL

Quando você tem uma atitude, ação e comportamento, seja para o lado positivo ou negativo, você pensa no motivo? Já avaliou as suas melhores ou piores capacidades e habilidades? Quais as necessidades e valores pessoais que te movem? Você dedica algum momento para o autoconhecimento?

autoconhecimento

É comum o hábito de agir no automático. O ato de “olhar para dentro de si” ocorre somente quando alguém nos pergunta sobre alguma característica da personalidade. E, muitas vezes, nem sabemos o que responder. Ou então quando a vida apresenta alguma ruptura que nos obriga a olhar para nossas atitudes, crenças, valores pessoais e o que realmente desejamos para viver.

Apesar de meditar e ler muito sobre o desenvolvimento humano, foi na PNL que aprendi o que forma a minha identidade. No início do processo, algumas vezes não conseguia lembrar de um momento em que tive alguma habilidade específica. Era um tanto frustrante.

A PNL acredita que todos temos habilidades exercidas em momentos específicos, e que, quando trazidas para a mente consciente, podem encaixar em outras situações. E, como estamos falando de autoconhecimento, uma habilidade muito interessante de desenvolver é olhar para dentro de si mesmo, de forma sistemática e criticamente positiva, perguntando-se sempre como poderia fazer melhor e diferente.

Para o autoconhecimento fluir, faça uma lista daquilo que considera muito importante. Sempre insisto com clientes para que tenham os seus valores alinhados com as necessidades que precisam ser atendidas. Por exemplo: se uma pessoa deseja o sucesso profissional (valor), a sua necessidade pode ser o reconhecimento. Não ter isso claro para si pode interferir no ambiente de trabalho e na relação com amigos e familiares. Tendo esse conhecimento, a pessoa pode escolher uma atividade voluntária ou artística.

Não temos só aspectos positivos. Medo, ansiedade, dores físicas de fundo emocional e outros estados emocionais também existem. Enquanto mantivermos tudo isso escondido, não podemos corrigir. Uma técnica que pode ser utilizada é escrever:

  • Escreva algo positivo sobre o que quer que vejam de você;
  • Escreva um dos aspectos negativos que você não deseja que seja visto pelos outros.

Por exemplo: O que eu quero que vejam sobre mim é que eu me esforço para ensinar PNL de maneira clara para todos. O que eu não quero que vejam sobre mim é que eu procrastino o possível para começar a escrever.

Siga essas dicas em dias diferentes ou tire uma tarde para isso. E observe: qualquer objetivo que tenha é mais fácil de ser alcançado com o autoconhecimento. Agora é com você!

3 comments On Autoconhecimento por meio da PNL

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.