Autoconfiança: a chave para o sucesso

Tenho clientes de coaching em diversos setores profissionais, de idades variadas e objetivos diferentes. Alguns são enviados por empresas ou até familiares, outros buscam ajuda na estruturação da vida profissional ou pessoal. Muitas vezes percebo que, apesar de suas vidas estimulantes e produtivas, muitas pessoas não estão com a autoconfiança em dia e tendem a duvidar de si mesmas, de suas competências e, não raro, entram em autojulgamento.

Dúvidas quanto às próprias capacidades são naturais, principalmente em novos ambientes e diante de novos desafios. Desde que não entremos em um looping de sentir apenas os aspectos negativos, uma pitada de insegurança é normal.

Autoconfiança e autoestima são as chaves para vencer situações desconhecidas e desafiadoras. Consciente ou inconscientemente é perceptível quando estamos interagindo com alguém que confia em si e naquilo que está apresentando. Nesses casos, ficamos mais tranquilos e abertos a essa pessoa e suas ideias. Tais habilidades podem ser estimuladas com a  PNL ou com pequenas ações.

autoconfiança

Para estimular a autoconfiança siga as dicas:

1- Participe de um ou mais grupos relacionados à sua profissão. Podem ser grupos de Facebook, WhatsApp ou qualquer meio. O importante é que seja um ambiente onde você possa tirar dúvidas, trocar experiências e ideias. Quanto mais variado, melhor. Assim, você renova o conhecimento. Eu mesma participo de grupos de coaching, PNL e de empresários. Não esqueça: foco nas soluções e não nos problemas.

2- Encontre um mentor. Pode ser conhecido ou não. Peça orientações em relação ao caminho que está escolhendo trilhar. Você pode escolher um para cada aspecto do seu trabalho ou vida pessoal. Reserve alguns minutos para pensar nos ensinamentos. A ideia não é “imitar”, mas extrair o que a pessoa tem ou faz de melhor.

3- Monte um caderno e escreva tudo o que for aprendendo de bom. Analise como o ambiente (pessoas e local) pode colaborar para a construção da sua confiança e sua nova postura de vida.

4- Nas primeiras páginas do caderno defina:

  • O seu propósito. Por que você escolheu a sua profissão ou sua posição na vida? O que você gostaria de ensinar para as pessoas que conhece?
  • Como o seu propósito pode ser alcançado?
  • Quais são as suas metas profissionais?
  • Quais são as suas atitudes e metas para a vida?
  • Qual o papel que você assume para alcançá-las?

5- Com certa frequência, leia o que já escreveu anteriormente e avalie se está na direção dos seus objetivos. Caso contrário, reveja a sua estratégia. O que pode ser feito de diferente?

6- Estude sempre. Leia livros, blogs, faça cursos sobre os temas que te interessam e mude para melhor.

Muitos acreditam que o sucesso de uma pessoa nunca será maior que a sua autoestima, ela é fundamental em todos os momentos da vida, especialmente quando enfrentamos desafios. Todos têm aspectos especiais, habilidades únicas e experiências de vida que podem ajudar outras pessoas na mesma situação. Saiba que: todos podemos ser mentores.

Escolha uma experiência na qual uma pessoa te elogiou de maneira sincera. Feche os olhos e vivencie aquele momento em cada detalhe. Perceba como o seu corpo reage, onde surge uma sensação física positiva e concentre-se nisso. Guarde a sensação em sua memória e utilize-a novamente sempre que necessário.

A PNL acredita que todos têm capacidades e habilidades, é só uma questão de estímulo. Siga as dicas, acredite em você e sinta como é bom confiar em si mesmo e praticar o amor próprio.

1 comments On Autoconfiança: a chave para o sucesso

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.