Criando uma mentalidade de sucesso 

“Acredite que você terá o sucesso. Acredite firmemente e, então, você vai fazer o que for necessário para trazer o sucesso”. A frase é de Dale Carnegie, palestrante, escritor do livro Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas e um dos precursores do desenvolvimento humano. Há cem anos ele já trazia a importância da mentalidade para alcançar qualquer objetivo e, em um prazo mais longo, o sucesso.

É evidente que sucesso tem significados diferentes para cada pessoa, pode ser a formatura da faculdade ou ser o proprietário de uma empresa com bilhões de faturamento. No entanto, a mentalidade usada para as duas situações pode ser muito semelhante e depende, principalmente, de acreditar na própria capacidade de alcançar esse objetivo.

Pessoas de sucesso têm capacidades em comum: são resilientes, persistentes, tem um foco definido, estudam, aceitam riscos e incertezas, estão abertas às oportunidades e, acima de tudo, acreditam em si mesmas e que as circunstâncias atuais não definem o futuro.

Sucesso é a palavra que está no topo da lista das mais escutadas por qualquer pessoa que trabalhe como coach. Falamos muito sobre crenças limitadoras e como desconstruí-las, quando na verdade temos que perceber nossas capacidades e a congruência com os nossos valores mais importantes. O desenvolvimento delas voltadas para o sucesso envolve o estabelecimento de novas estratégias cognitivas.

Na PNL acreditamos que todos temos as capacidades necessárias dentro de nós, apenas não as exercemos a todo o momento. Basta, então, trazê-las à mente de maneira simples, por meio de perguntas:

1. Em qual momento você utiliza essa habilidade/capacidade desejada?

Continue o exercício pensando nesse contexto.

2. Quais são as metas/objetivos que orientam suas ações quando você aplica essa habilidade?

Faça uma lista simples.

3. Como você identifica resultados bons ou ruins? Quais os critérios que você usa para avaliá-los?

4. Como exatamente você sabe quando continuar fazendo igual ou tentar algo diferente?

5. Que tipo de feedback você espera e de quem?

6. O que você visualiza, fala para si mesmo, ouve e sente que é necessário para que a habilidade aconteça e a meta seja alcançada?

Essa é uma questão muito importante e pode levar um tempo para que você obtenha uma resposta.

7. Quando você tem problemas inesperados, quais as ações específicas que podem revertê-los?

Faça esse exercício para cada uma das capacidades que você considera necessárias para atingir o sucesso desejado. E, se você gosta de se imaginar em situações, pode usar esse exercício para reviver intensamente os momentos escolhidos. Acredite que é possível, que você merece e é capaz de chegar ao seu sonho! Vamos começar?

1 comments On Criando uma mentalidade de sucesso 

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.