Necessidade de autonomia x insegurança

Essa semana um assunto surgiu diversas vezes: dependência econômica e emocional dos pais ou de um companheiro. Vemos muitos adultos que relutam ou não acreditam serem capazes de encarar a independência.

Existem situações específicas que justificam estar junto dos pais ou de outras pessoas que ajudam a sustentar econômica e emocionalmente alguém. Mas, passado esses momentos, o natural é buscar autonomia. O que pode fazer uma diferença significante nesse movimento são as nossas necessidades.

Tony Robbins tem um entendimento muito interessante sobre as necessidades essenciais das pessoas. Ele lista 6 delas em um artigo que publicou no LinkedIn:

Necessidade de certeza e conforto

Queremos ter controle sobre o que acontece em nossa vida, viver com estabilidade e conforto. Funciona como um mecanismo de sobrevivência: quanto maior for a necessidade de certeza, menos estamos emocionalmente dispostos a assumir riscos, tanto na vida pessoal como na profissional.

Necessidade de incertezas e variedade

Embora variar algumas coisas seja bom e estimulante, nem sempre estamos abertos a surpresas. Ainda assim, incertezas são uma maneira de aprendermos a superar os desafios que são parte da vida e geram a evolução sempre necessária.

Necessidade de significância

Sentir-se necessário, único e especial de alguma forma. Essa é a necessidade que impulsiona muitos de nós para a ação. Geralmente a questão financeira se sobressai, mas também envolve aspectos profissionais e até espirituais.

Necessidade de amor e conexão

Fazer ligações emocionais é, talvez, a maior necessidade para a maioria de nós. Perder um amor ou alguém muito especial é difícil e, por isso, muitos acabam se conformando com relações fragmentadas para não se sentirem sozinhos. É importante lembrar que esta necessidade inclui o amor próprio: precisamos nos valorizar e acreditar em nós mesmos antes de tudo.

Necessidade de crescimento

Estar constantemente melhorando as condições intelectuais, econômicas e nossos relacionamentos é a única forma de experienciar uma real satisfação. Quando estamos nos sentindo bem, esse é um movimento natural. Sabemos instintivamente que a estagnação leva ao declínio.

Necessidade de contribuição

Nem todos entendem essa necessidade da mesma maneira e alguns até duvidam que todas as pessoas busquem isso. Mas pense: sempre que as pessoas têm uma boa noticia buscam alguém para compartilhar a novidade. É uma forma de criar significado, deixar um legado, algo para que as pessoas próximas ou a sociedade lembrem-se de nós.

necessidade

Tais necessidades têm pesos diferentes para cada um de nós, mas a maneira como as entendemos gera crenças e valores secundários.

Voltando à dificuldade de sair de casa e ganhar independência econômica e, principalmente, emocional, com relação a qual das necessidades você ainda resiste em ganhar independência? E como atendê-la de outras maneiras que não impliquem em depender de outros?

Minha dica é que você busque as suas capacidades e habilidades, que podem ser a base para alcançar liberdade. Faça uma lista, visualize, ouça, converse consigo mesmo. Reviva momentos especiais e traga essa energia para o presente. Permita-se sonhar, se arrisque um pouco mais de cada vez e, quase sem perceber, sua mente encontrará maneiras saudáveis de alcançar a independência.

1 comments On Necessidade de autonomia x insegurança

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.