O papel do mentor no caminho da superação

Por que é tão importante ser ou ter um mentor em diversos momentos da vida?

No último final de semana participei de uma imersão. Lá, estavam presentes empresários, profissionais liberais, empreendedores que estão começando e também que já têm uma longa carreira. Além da ótima troca de experiências profissionais e pessoais, o que mais me marcou foi a energia que ali permeava: todos temos algo a ensinar, empoderar e inspirar nas pessoas. Você pode ser um mentor.

Muitos de nós já enfrentamos situações que, hoje, outros tentam superar. Com isso, podemos ser quem dá a mão para que o outro caminhe na direção da superação. Isso não anula o fato de que algumas situações precisam de ajuda profissional, mas traz conhecimento sólido vindo de quem já teve uma experiência semelhante.

A descrição que dei acima define um mentor, ou seja, uma pessoa que faz algo muito bem e encontra-se num ponto que almejamos chegar. Todos representamos isso para alguém e também temos muitos deles. Admiramos e somos admirados sem nem perceber.

A PNL usa muito a figura do mentor porque estimula a construção e amplificação de habilidades e capacidades. Sabemos que, para alterar comportamentos e o ambiente que nos cerca, é necessário trazer novas e melhores capacidades.

Quem são seus mentores e para quem você é ou pode ser um?

Um mentor traz o melhor das pessoas, acredita nelas e diminui (ou até elimina) o medo que elas têm de certas situações. Quando vemos que existe alguém que já passou por isso, falhou, aprendeu, insistiu, tentou novamente e, em algum momento, alcançou o seu desejo, temos uma esperança que supera tudo e nos impulsiona para as tão sonhadas realizações.

Minha dica, independente do momento em que você está, seria buscar uma pessoa, personagem histórico ou até de ficção que tenha vivido situações semelhantes e superado. Analise o mentor escolhido respondendo às perguntas:

  • Quais as crenças que deram autorização para ele superar o desafio?
  • Quais as habilidades que fizeram a diferença?
  • Qual a principal motivação do mentor para buscar o seu desejo?
  • Quais os valores pessoais que o impulsionavam para a solução?

Com isso em mente você pode se colocar no lugar do mentor. Perceba que surgiram insights para solucionar e superar aquilo que hoje ainda é um desafio em sua vida. Assista ao vídeo abaixo e seja guiado neste caminho de busca por soluções.

1 comments On O papel do mentor no caminho da superação

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.