Mudanças inevitáveis e como lidar com elas

Encare as mudanças de maneira positiva e evolutiva

A grande maioria dos clientes que buscam desenvolvimento pessoal está procurando mudanças em comportamentos ou crenças que acreditam limitar o seu potencial. Não raro, há também aqueles que foram surpreendidos por circunstâncias e se obrigaram a encarar mudanças profundas no trabalho ou na vida pessoal. Nestes momentos, algumas pessoas ficam perdidas e é comum que, automaticamente, tentem voltar à situação anterior.

O princípio da familiaridade, considerado um dos mais poderosos em nossa mente pela terapeuta familiar Virginia Satir , entende que as pessoas buscam relacionamentos, amizades e novos empregos similares aos anteriores, e, por isso, as mudanças exigem energia.

Manter-se sempre na mesma estaca é incongruente com o mundo que evolui constantemente. E, como não dá para fugir das mudanças, o caminho é torná-las mais fáceis de serem superadas, eficientes em gerar estados mentais propositivos e, quem sabe, até nos levar às situações novas que almejamos.

O primeiro desafio que eu coloco para quem está passando por mudanças é encontrar algo de positivo em si. É perfeitamente normal que surja o sentimento de culpa, principalmente quando existe alguma perda pessoal, mas é imprescindível mostrar à mente inconsciente a possibilidade de um bom futuro.

Vou dar um exemplo simples: tenho uma amiga que teve o seu marido transferido no emprego. Com isso, ela pediu demissão, mudou de cidade e não encontrou posição dentro da sua profissão imediatamente. Apesar disso tudo, ela sempre desejou ter horário flexível e passar mais tempo em casa, então, aproveitou a oportunidade e passou a oferecer seu trabalho como freelancer. Deu super certo e até os patrões anteriores compram seus serviços.

Lidando na prática

Procure listar pelo menos 5 pontos positivos da mudança que a vida te impõe e se imagine vivendo essas possibilidades detalhadamente. A visualização criativa é uma técnica importante que gera insights para alcançar um objetivo.

O segundo desafio é construir uma meta em cima de um dos pontos positivos listados. Isso funciona para traçar um propósito, trazendo a sensação de estar aberto às possibilidades. O importante é caminhar, seguindo os critérios da PNL:

  1. Defina a meta em termos positivos, sem uso de palavras negativas. Se você não quer isso, o que você quer?
  2. Coloque objetivos que possam ser mensuráveis e claramente percebidos. Se você quer mudar de profissão e precisa de qualificação, defina novos cursos, quais serão e quando fará.
  3. Verifique se a sua meta está de acordo com os seus valores pessoais.
  4. Tenha flexibilidade e esteja preparado para mudanças de datas ou de estratégias.
  5. Quais as qualidades que você possui para alcançar esta meta?
  6. Quem será afetado se você alcançá-la?

Mudanças são inevitáveis, desde as mais sutis, que são percebidas só depois, até as mais transformadoras. O importante é que a superação destes desafios impostos pela vida traz o sentimento de orgulho. Assista ao vídeo para outras dicas e se entregue às oportunidades que as mudanças trazem para melhor.

1 comments On Mudanças inevitáveis e como lidar com elas

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.