Seja o protagonista da sua vida

Conheça o caminho para assumir o papel de protagonista da sua história.

Essa semana eu estava fazendo uma mentoria e ouvi a seguinte pergunta: “Você já observou como tem gente que parece ser sempre coadjuvante e não protagonista na vida?” Confesso que, quando ouvi a pergunta, algo fez sentido para mim. Pensei em algumas situações onde eu mesma me coloquei como coadjuvante, mas conclui também que não é um problema se colocar nesta posição algumas vezes.

Quando falamos sobre profissõesrelações e outras situações que deveriam ser igualitárias, ficar em um papel secundário pode gerar ressentimento, raiva, falha de comunicação e, no limite, um rompimento. Não vamos nos enganar: muitas vezes o coadjuvante é aquele que mais se esforça para que a relação dê certo.

É importante saber que as relações humanas são sistemas dinâmicos, ou seja, estão sempre em movimento. Elas se ajustam aos acontecimentos, às transformações e a todas as aprendizagens que seus participantes adquirem ao longo do tempo. Se houver um equilíbrio, estes relacionamentos tendem a ser muito duradouros.

Inevitavelmente, haverá momentos em que ocuparemos posição secundária. O problema é quando ela se torna a única em todos os âmbitos da vida. Pior ainda é permanecer assim por medo do protagonismo, receio de ficar sozinho ou por puro comodismo. Conheço muitas pessoas com profundo conhecimento sobre algum tema, histórias de vida inspiradoras, especialistas em resiliência e superação, mas não percebem que estão sempre trabalhando para outros brilharem. Entenda que está tudo certo em assumir esse papel, desde que seja uma escolha consciente e individual sua.

protagonista

Quais são as características que diferenciam um protagonista?

Primeiro: essas pessoas têm uma visão de futuro e um propósito de vida definidos. Também são pessoas de atitudes proativas quando algo está incômodo ou sem os resultados esperados, não hesitam em mudar. São autoconfiantes e acreditam serem os únicos responsáveis por escrever suas histórias.

Para começar a trajetória como ator principal, avalie qual é o seu propósito de vida e como você pode acrescentar ao seu redor. Não precisa ser nada monumental, apenas reflita sobre fazer a diferença para aqueles que estão perto de você. Escolha um foco que seja positivo e te impulsione na direção dos seus objetivos. A atitude proativa tem muita relação com a autoconfiança de alcançar resultados.

Minha dica é avaliar aquilo que você acredita sobre ser o protagonista da sua vida respondendo às perguntas:

  • Esse é um objetivo desejável e que vale a pena? Você quer assumir esse papel?
  • É possível ser esse protagonista?
  • O que você precisa fazer para assumir o controle é possível na sua realidade?
  • Você tem as capacidades necessárias para ser o protagonista da sua vida?
  • Você tem a responsabilidade necessária e merece assumir este controle?

Após refletir sobre estas questões, fica muito mais fácil saber o quão apto você está para assumir um papel tão importante em sua história. Experimente! 🙂

1 comments On Seja o protagonista da sua vida

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.