Revolução industrial X habilidades profissionais

Revolução exige um novo perfil profissional analítico e multidisciplinar

Estamos vivendo uma nova revolução industrial, que está sendo chamada de Industria 4.0. As mudanças transformam fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A maior diferença desta para as anteriores é a velocidade, o alcance e o impacto de sua chegada nos sistemas existentes.  

Isso exige um novo perfil profissional analítico e multidisciplinar, com competência colaborativa e flexibilidade. Neste ponto, a PNL pode ajudar muito, trazendo à tona habilidades e capacidades para viver essa revolução e ampliando as perspectivas sob as quais vemos o mundo. Em alguns casos essa adaptação será fácil e natural, principalmente para os mais jovens, que já nasceram nesse mundo em que o virtual faz parte de todos os momentos. No entanto, muitas profissões que serão impactadas ainda não incorporaram essas habilidades ao seu dia a dia.  

Um novo perfil

Sobre o perfil analítico e multidisciplinar, estou falando da habilidade de cruzar dados e tomar decisões. Além disso, é importante conhecer um pouco de tudo e ser especializado em diversas frentes. A quantidade de informações aumenta à medida que as novas tecnologias se desenvolvem. Um bom profissional precisa entender esses dados, o que eles significam e como se relacionam, para então comunicá-los de forma eficiente, usá-los no planejamento dos negócios e em soluções criativas. Com essa revolução, perceba a necessidade de conhecimento em marketing, administração, comunicação e empreendedorismo, além da área técnica específica de cada profissional.  

diversificação é cada vez mais estimulada e positiva no ambiente de trabalho. Pessoas que pensam diferente somam suas perspectivas na busca de soluções, formando grupos criativos e inovadores. Porém, é mais fácil trabalhar com pessoas parecidos, então desenvolver a capacidade de se relacionar com as diferenças traz um ambiente inovador nesta época de transformação. Isso envolve a capacidade de harmonizar a comunicação, entender como as outras pessoas constroem seus pensamentos e encontrar formas de melhorar relacionamentos problemáticos no trabalho, tornando o ambiente mais colaborativo.   

A PNL pressupõe que todos nós temos as habilidades e capacidades necessárias dentro de nós. Acredite nisso e relembre outros momentos da sua vida para analisar informações vindas de diferentes fontes e tomar uma decisão acertada. É importante encontrar a forma correta de comunicar suas ideias e, muitas vezes, isso acontece recorrendo à memória. Assim, podemos encontrar a solução ideal para um problema que parecia impossível.

Já apresentei em outros posts algumas das técnicas que podem ser utilizadas para atingir este objetivo e o vídeo a seguir também pode ajudar. Leia também um texto que escrevi sobre flexibilidade.

 

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.