PNL: abrindo-se para mudanças saudáveis

No inicio do meu trabalho com a PNL, recebi um cliente buscando o processo de coaching profissional. Conforme a entrevista inicial se desenvolvia, ele começou a falar sobre suas dificuldades em todos os aspectos da vida, inclusive nos relacionamentos. Era óbvio que aquele rapaz não se sentia bem e tentava insistentemente se encaixar em tudo o que a família, o patrão e a sociedade esperavam dele. Inicialmente, essa insatisfação já transparecia na incoerência entre sua fala, postura física e fisiologia.

Estimulei meu cliente a contar sobre seus objetivos e também quais eram os empecilhos. Usando o que o coaching chama de perguntas poderosas, fui estimulando a sua percepção sobre as crenças que o impediam de encontrar o emprego dos sonhos, ter um relacionamento satisfatório e uma saúde melhor.

Estava muito empolgada com tudo, pois eu era recém-formada em PNL. Percebi várias transformações positivas em mim mesma e queria espalhar essa sensação para meus clientes. Então, imaginem a minha surpresa quando, já no final da entrevista, o cliente pergunta se haveriam muitas mudanças e se ele iria se reconhecer ao final do processo sugerido por mim.

Reconheço que ele entendeu a PNL. Não é como um processo de coaching que funciona no nível comportamental, mas uma mudança positiva e profunda, que busca coerência entre crenças, valores e identidade. E, no caso desse cliente, também existia o desafio de encontrar a coerência entre tudo isso e a meta desejada. Desnecessário dizer que ele não quis continuar o trabalho comigo.

Aprendi várias lições sobre como apresentar a PNL. Não podemos impor a ninguém aquilo que achamos que é o melhor, nem mesmo quando o cliente te procura pedindo ajuda. Como diz a própria PNL: não existe fracasso, só feedback. Como processamos internamente uma situação, seja ela positiva ou negativa, é uma escolha.

É importante entender que quando se almeja mudança no ambiente, o comportamento também precisa mudar. Com isso, é necessário compreender quais são as crenças a respeito do assunto e como elas se aplicam na vida. É nesse ponto que se chega ao propósito de vida e sua coerência com os pensamentos e ações.

Mudanças internas, implicando em autoconhecimento, princípios e valores, são imprescindíveis para alcançar objetivos. Estar aberto a essas mudanças traz renovação para a vida. Ser coerente em todos os níveis, da própria identidade até seus comportamentos, traz leveza e bem-estar. Então, quase automaticamente e de maneira tranquila, aquelas mudanças que você deseja tendem a acontecer.

Agora, você pode assistir ao vídeo que tem uma técnica que gosto muito. Aliás, sempre aplico para clientes no início dos trabalhos. Abra a mente e o coração para todas as novas possibilidades da vida e encontre os melhores aspectos de si mesmo.

1 comments On PNL: abrindo-se para mudanças saudáveis

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.