Mente: como deixá-la em estado de relaxamento?

Quando se trabalha com Programação Neurolinguística, a tendência é sempre usar  a linguagem hipnótica e, por isso, em vários textos do blog falo sobre acalmar a mente, relaxar e esvaziar os pensamentos. O objetivo é que, antes de aplicar uma técnica de PNL, você reduza a influência da mente consciente. No entanto, isso não é obrigatório para que as práticas funcionem. Alguns leitores perguntaram como se entra nesse estado de relaxamento, que pode ser usado em várias situações, inclusive quando estamos simplesmente estressados.  

mente relaxada

Relaxar e esvaziar a mente nem sempre é fácil. Estamos acostumados a ficar divagando entre os afazeres diários, problemas que precisam ser resolvidos, cobranças internas ou externas. Em geral, estamos no passado ou no futuro, raramente no momento presente com uma postura de calma mental. O mais interessante é que são nesses momentos que surgem as melhores ideias. Isso porque permitimos que nosso cérebro encontre respostas novas e diferentes. Mas ninguém ensina isso na escola.  

Meu primeiro contato com a meditação e técnicas de interiorização, foi bem antes de trabalhar na área de desenvolvimento humano. Para ser mais exata, foi quando comecei a praticar yoga como atividade física e ao final da aula fazíamos 10 minutos de meditação. No início, foi difícil ficar concentrada, mas eventualmente a mente aprende. E daí passa a ser um momento prazeroso e de tranquilidade, sem passado nem futuro, apenas o aqui e agora.  

Não é necessário entrar em uma meditação ou interiorização profunda para aplicar as técnicas da PNL. Relaxar é um bom começo para que a mente encontre as respostas para as suas perguntas. Normalmente a primeira delas vem da mente subconsciente e só depois começamos a racionalizar e julgar cada detalhe.  

Experimente esse estado relaxante sentando em uma poltrona confortável e ouvindo o vídeo abaixo. Então, descanse a mente, descanse o corpo e aproveite! 

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.