Pessoas: como lidar quando elas nos sabotam?

Recentemente escrevi sobre como fazer críticas e autocríticas construtivas. Após isso, me perguntaram sobre pessoas que sabotam os colegas de trabalho, aquelas que criticam de maneira irônica em frente aos superiores hierárquicos. A pergunta foi prática: como lidar com isso internamente e como responder a esse sabotador?

Quando alguém fala algo desagradável sobre você ou tem uma atitude negativa, é natural que em um primeiro momento a reação seja automática. Ela pode ser uma resposta agressiva, uma paralisação ou simplesmente o ato de ficar em silêncio e baixar a cabeça. Tais comentários têm esse efeito porque são direcionados à nossa identidade, aquilo que acreditamos ser.

Mas por que as pessoas agem assim?

A pessoa que costuma sabotar a imagem de um colega ou amigo perante outras pessoas, geralmente acredita que terá um ganho.  Muitas vezes, tal comportamento é automático, seja porque essa pessoa vive isso em outras áreas da vida, ou talvez, uma necessidade interna de se sentir superior.

pessoas

Então, como lidar melhor com isso?

Primeiro, entenda qual parte da sua identidade, valores pessoais e crenças a crítica está afetando. Quando você confirma para si o que é coerente com essas características, ganha segurança para ignorar os comentários, responder com atitudes ou até verbalmente. Você estará bem consigo mesmo e não irá entrar no jogo do outro.

Segundo, avalie qual o ganho secundário a pessoa que critica realmente quer. O que essa pessoa busca com isso, em que posição ela está ou por quais motivos ela acha que pode perder para você? Geralmente, quem tem esse tipo de atitude se sente inseguro e colocado em risco na sua posição perante o grupo. Entender isso também vai trazer calma e tranquilidade para lidar com comentários negativos.

O ideal não é necessariamente se tornar amigo de quem lhe critica, mas deixar claro que você está atento, centrado e calmo diante dos comentários feitos. Seja seguro e tente coibir a repetição desse comportamento. Eu gosto de acrescentar um toque de empatia e depois perguntar para pessoa se está tudo bem. Isso nunca faz mal e a pessoa pode mesmo estar com algum problema pessoal. E como você lida com essas atitudes? Me conte nos comentários e até logo. 😉

1 comments On Pessoas: como lidar quando elas nos sabotam?

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.