Você conhece o poder da flexibilidade?

Há um tempo atrás, encontrei, por acaso, uma antiga amiga. Tomamos um café e conversamos sobre como a vida teria se desdobrado para cada uma. No decorrer da conversa, notei certa rigidez quando ela falava de assuntos e pontos de vista que pareciam os mesmos que eu lembrava de tantos anos atrás. Fui observando. Impossível não perceber que ela também estava rígida nos movimentos da coluna. Quando girava para um lado, esse movimento não torcia o tronco, mas sim o corpo inteiro. Parecia que sua coluna havia perdido a capacidade de torcer. Por fim, ela acabou contando sobre as dores que sente na coluna. Observando sua postura física (que estava coincidindo com sua maneira de pensar), lembrei da analogia do bambu, que se curva as intempéries, mas não quebra. Sua força não está na rigidez, mas na flexibilidade. 

Tradicionalmente, definimos uma pessoa flexível como maleável, dócil e fácil de ser convencida. Mas se ampliamos o significado dessa palavra, vemos que ela se refere também a agilidade e a capacidade de se adaptar as diversidades com sucesso. Atualmente, fala-se também da flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de interpretar situações e informações a partir de vários pontos de vista e perspectivas. Quando entendemos a real definição da palavra, percebemos que a flexibilidade pode ser a diferença entre ter sucesso ou não em uma empreitada.  Ainda mais em época disruptiva, em que o mercado de trabalho, tecnologia, maneiras de viver e se expressar estão mudando a todo momento.  

É importante entender que ser a flexibilidade é muito diferente da  permissividade, ou aceitar o que é prejudicial. O sentido está em ser coerente com suas crenças e valores. Entender que pessoas podem ter valores iguais ou diferentes dos seus, com importância e formas diferentes de exercer é essencial.  A melhor forma de melhorar o relacionamento é encontrar valores pessoais comuns em importância e, esclarecer como são mostrados individualmente em ações e comportamentos. Assim, fica bem mais fácil lidar com escolhas de vida e crenças diferentes das nossas.  Encontrar as similaridades é o segredo das relações interpessoais. 

Também é muito importante trazer adaptabilidade aos caminhos que serão trilhados para alcançar um objetivo. A possibilidade de sucesso só é ampliada quando abrimos a mente para as inúmeras opções que existem.  A ideia é soltar a imaginação na busca por maneiras de chegar na meta estabelecida. Depois, traçar os passos que essas maneiras exigem, avaliando se são razoáveis e coerentes consigo.  

Se adequar as circunstâncias não quer dizer se conformar. Mudar de opinião e comportamentos por aprendizado e experiencia de vida é permitido. Aliás, pode ser bastante positivo, nos deixando mais felizes com quem somos. E esse talvez seja o único modo de mudar para melhor e de maneira verdadeira o ambiente que nos cerca.   

2 comments On Você conhece o poder da flexibilidade?

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.