Resiliência: A característica que supera desafios

A resiliência é a característica fundamental para que os desafios sejam superados com naturalidade

No trabalho dentro das empresas, tenho observado e ouvido de empreendedores sobre a incapacidade dos seus colaboradores de se manter em empregos mais desafiadores do ponto de vista de criatividade ou produtividade, da dificuldade de receberem um feedback negativo e darem a volta por cima, aprendendo com esse feedback. Ou seja, da falta de resiliência que algumas pessoas apresentam no ambiente de trabalho. Mas o que é resiliência e porque ela é tão necessária?

O dicionário define resiliência como a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Seria uma habilidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir a pressão de situações adversas, pois encontra soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Essa é uma característica tão importante que existem estudos específicos na área de Psicologia Positiva e terapia cognitiva, mapeando as crenças que permitem uma pessoa ser capaz de superar o estresse contínuo.

Uma pessoa com resiliência encontra soluções de forma mais eficiente, supera desafios mais rapidamente, trabalha melhor Feedback negativo, seja na área profissional ou pessoal. Essa característica também é necessária para mudanças positivas como aumento de responsabilidades, adaptabilidade a novas funções ou mesmo a prosperidade financeira.

resiliência

São vários aspectos envolvidos na construção e manutenção dessa habilidade de superar desafios que podem ser desenvolvidos ou amplificados através da PNL, como:

Ter expectativas positivas, permitindo a tomada de decisões eficientes

Acreditar que a questão pode ser resolvida estimula a mente inconsciente a buscar soluções. Também é possível observar exemplos de pessoas que superaram a mesma situação para fortalecer ainda mais a crença positiva.

 Acolher a situação

Isso não significa aceitar o que acontece sem tomar nenhuma ação para melhorar. Muito pelo contrário. Acolher a situação é se abrir para achar uma solução, a partir do ponto de reconhecer o desafio como tal.

Colocar o foco em soluções potenciais

Pensar como alguém muito diferente de você, como por exemplo, um astronauta, é uma técnica muito simples que resolveria a questão. É possível usar a imaginação na escolha desse personagem, ou mesmo, escolher um mentor especial.

Ter a responsabilidade sobre sua própria vida

Ninguém além de você mesmo pode fazer algo para alterar sua maneira de pensar, suas crenças ou seu comportamento.

Sair do papel de vítima
Essa é uma identidade que implica na crença de que você não é capaz de superar as adversidades.

Ser estratégico

Montar estratégias flexíveis para alcançar as metas desejadas,sendo capaz de adaptação quando necessário.

Também é importante entender o que nos dá ou tira energia. Algumas pessoas, por exemplo, com poucas horas na praia, um banho de mar, compensam uma semana estressante de trabalho. Outros usam o esporte como uma válvula de controle do estresse e energização. Permanecer em um estado limite constantemente, pode minar sua capacidade de lidar com problemas eventualmente.

O que eu considero mais importante para o desenvolvimento de resiliência é ter e conhecer seu propósito na vida, ou o que alguns chamam de missão. Quando acreditamos que podemos e fazemos diferença positiva para a vida das pessoas ao nosso redor, nossas metas se tornam mais importantes e a crença de que podemos alcançá-las mais fortes. Essa é a uma das chaves para construir o sucesso que você deseja. 😉

2 comments On Resiliência: A característica que supera desafios

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.