Rapport é uma técnica que vai transformar sua vida

O rapport vai mudar sua vida para melhor

Continuando a escrever sobre essa época do ano em que temos tantos desafios internos e externos, um dos motivos de maior stress são as reuniões, familiares ou não. Penso que existem dois motivos principais para isso: o primeiro são as expectativas que temos sobre nós mesmos e que nem sempre foram alcançadas durante o ano, metas que gostaríamos de apresentar e, dessa maneira nos sentirmos especiais. Sobre isso escrevi no post Definindo Metas.

O segundo motivo são os encontros obrigatórios, as festas e a interação com pessoas que não conhecemos bem, ou que não conhecemos em um ambiente social. Muitas vezes, ao pensar em como se integrar a esses grupos, temos duvidas se conseguiremos.

Como as pessoas entendem o que a gente fala

Para essas ocasiões é interessante se preparar conscientemente para aquilo que ainda considera um desafio. Apenas 7% da comunicação vem das palavras utilizadas, 35% depende do tom, volume ritmo da fala e 55% (!) de nossa expressão corporal, ou seja, postura e movimentação.

Aprendemos a ler as expressões faciais a partir do momento em que nascemos e precisamos treinar isso para fazer rapport. Existem vários livros versando sobre o tema da leitura corporal, mas nosso objetivo é usar esse conhecimento a nosso favor. Então uma das formas de trabalhar nossa “presença” em um grupo novo ou com novas pessoas, é exercer nossa habilidade de ver de maneira mais consciente o que está sendo comunicado.

A postura diz muito sobre sua vida

Para um bom rapport, observe como pessoas que estão de bem consigo mesmo e com a vida tem uma postura física mais aberta, peito para fora, pescoço levemente para cima, costas eretas e ombros relaxados. Já pessoas que estão inseguras, tendem a ombros tensos, levemente curvados para frente como a se proteger de qualquer situação.

Agora, observe a si mesmo! A programação Neurolinguística ensina que a postura de nosso corpo reflete em nossos pensamentos tanto quanto o inverso. A primeira dica é: conscientemente escolha sua postura corporal para refletir aquilo que você quer comunicar ás pessoas! Como um bônus, quando fazemos esse ajuste, quase instantaneamente nossa mente reage com pensamentos mais positivos.

Para um bom rapport, observe seu interlocutor

Outra dica é ajustar sua postura ao do interlocutor. Todos nós, inconscientemente, gostamos de ficar com pessoas que são parecidas conosco, faz parte de nossa natureza humana e reconhecemos instintivamente essas pessoas. Observe se a pessoa segura as mãos ou gesticula ao falar, se ela mantém as pernas cruzadas ou não, enfim toda sua postura e até mesmo o ritmo de sua respiração.

Procure, de maneira muito suave e discreta, se colocar e mexer como ela. São necessários apenas alguns minutos para conquistar seu interlocutor. Mas lembre-se que as pessoas vão prestar atenção naquilo que você fala, então, seja coerente com você mesmo independente de qualquer técnica.

Então, como seria encarar todas essas reuniões festivas como uma oportunidade? 😀

13 comments On Rapport é uma técnica que vai transformar sua vida

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.