A PNL ajuda a eliminar crenças limitantes

Crença limitante. Ajuste ela com a PNL.

A variedade de razões para buscar o processo de coaching é enorme, desde ajuda para organizar pensamentos e ações buscando alcançar um objetivo já bem definido como também para conseguir defini-lo, sendo esse objetivo algo pessoal ou profissional.

crença limitante - rosane sampaio coaching

Independente desse objetivo, sempre começamos com um trabalho de auto-conhecimento. A razão é simples: não podemos definir o caminho para onde vamos sem saber onde estamos! É como usar um GPS, para encontrar o melhor caminho para chegar a um local desejado é preciso que o sistema saiba exatamente onde está no início.

Dessa maneira, começamos aprendendo quais são nossos valores principais, nossa missão e visão de vida e qual a nossa percepção sobre os vários aspectos de nossa vida. E, paralelamente a isso, também avaliamos as crenças que estão envolvidas no caminho para alcançar o objetivo desejado.

O que é uma crença limitante?

Basicamente, crenças são os julgamentos e avaliações que fazemos sobre nós, os outros e o mundo que nos cerca.  Nossas crenças têm poder para nos limitar ou impulsionar, afetar, moldar e determinar nossa saúde, sucesso, relacionamentos, em última análise nossa felicidade! Juntos, valores e crenças são a chave da motivação pessoal e também da cultura nas organizações.

Robert Dilts, criador da PNL de 3ª geração, sugere uma avaliação das crenças dando notas entre 1 (não acredita) e 5 (acredita com certeza) para as seguintes afirmações:

1.     Minha meta é alcançável e vale a pena. Eu quero alcança-la.

2.     É possível alcançar a minha meta.

3.     O que eu tenho que fazer para alcançar minha meta é apropriado e ecológico.

4.     Eu tenho as capacidades de que preciso para alcançar minha meta.

5.     Eu tenho responsabilidade e mereço alcançar minha meta.

Observe qual afirmação tem o resultado mais baixo pois esse é a crença limitante para alcançar o seu objetivo.

Quero eliminar minha crença limitante.

Para mudar, você pode procurar melhorar o significado do que pensa sobre a meta, reformular a mesma para que seja mais coerente com sua identidade ou até listar as razões por que merece esse resultado! Também pode fazer uma lista das habilidades que tem e que permitem que você consiga o que deseja!

Outra sugestão é pensar em um mentor, uma pessoa de referência, real ou mesmo fictícia, que conseguiu alcançar esse resultado e que tem as capacidades necessárias para tanto. Imagine-se na pele desse mentor, sendo essa pessoa, como ele ou ela pensa, visualiza, respira, age? Imagine-se alcançando sua meta e sinta-se bem com isso, dando cores, sons, cheiros e sensações a essa visualização! Você vai ver que surgirão novas ideias, insights, sobre como alcançar esse objetivo, pois a mente inconsciente passa a trabalhar com essa nova crença!

Então, vamos nos divertir nessa visualização criativa? 😀

12 comments On A PNL ajuda a eliminar crenças limitantes

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.