Perdas. Saiba lidar com ela através da PNL.

Trabalhando perda com auxílio da PNL

perda pnl rosane sampaio

Ao longo da vida vivemos muitas situações que nos dão essa sensação de perda, desde a perda de uma pessoa querida ou um ideal, como um casamento ou o emprego. Todas essas situações nos tiram o chão, a base sobre a qual acreditamos que vivemos. Quando isso ocorre, é natural um período de recolhimento, de tristeza imensa e até um nível de depressão que depende de cada pessoa.

Mas após esse período, que depende da situação ocorrida, natural e paulatinamente voltamos a vida normal, encontrando outras experiências que nos alegram, animam e energizam. Só que nem sempre essa volta acontece e passamos a viver ao redor daquela sensação de perda, algumas vezes de culpa, lembrando apenas momentos ruins, não se permitindo aprender com o que ocorreu.

E é sempre bom entender que esse tempo não é o mesmo para todos, mas vamos dizer que após um ano dos acontecimentos, o natural é já estarmos de bem com a vida, embora ela esteja diferente da anterior.

As 5 fases do luto

Para entendermos melhor, podemos lembrar das cinco fases do luto, segundo Elisabeth Kübler-Ross, que são:

1. Negação: a pessoa sabe o que aconteceu, mas não permite que o sentimento se manifeste;

2. Revolta: a pessoa procura culpados pela perda, as vezes culpa a si mesmo;

3. Barganha: a pessoa tenta negociar, diz que vai mudar, qualquer coisa para que as coisas voltem ao que eram;

4. Depressão: é quando o sentimento de perda realmente aflora, sendo um período de isolamento, e afinal conscientização que a perda é inevitável;

5. Aceitação: a pessoa compreende e aceita o que aconteceu com serenidade e passa a preencher o vazio deixado pela perda.

Sabemos que, ao longo da vida, ocorrerão perdas e temos as habilidades para superá-las, mas algumas pessoas em algumas situações irão precisar de ajuda para isso. Essa ajuda pode vir na forma de uma família amorosa, de uma crença espiritual que de suporte, de grupos de ajuda, mas ainda haverá aqueles que necessitarão de suporte profissional.

perda pnl coaching

Já expliquei algumas vezes que a programação neurolinguística trabalha com a estratégia de pensamento, o como pensamos, e também traz à tona nossas habilidades para ultrapassar situações desafiadoras e não é diferente nesse caso. Todas as técnicas que usamos focam nos recursos internos que o cliente tem e que escolhe para ajudar na situação, no que ele pode aprender do que aconteceu ou com a pessoa que ele perdeu, na estratégia mental que ele usa para manter as lembranças negativas e de perda.

Começamos a reverter nossos sentimentos quando começamos a ver o que aprendemos com aquela pessoa que perdemos, ou aquela condição perdida, quando começamos a lembrar dos momentos felizes, quando nos lembramos como estávamos abertos ao mundo, centrados e conectados com aquilo em que acreditamos.

Então, como seria agradecer a oportunidade de aprender ainda mais sobre sua capacidade de superação?  😉

3 comments On Perdas. Saiba lidar com ela através da PNL.

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.