Emagrecimento com ajuda da PNL

Usando a PNL para o emagrecimento.

Um cliente que procura coaching com Programação Neurolinguística e hipnoterapia para o emagrecimento é sempre um desafio que me traz muita satisfação. Em geral chega muito desanimado, muitos ao ponto de nem se olhar no espelho. E a conversa tende a ser sempre a mesma: já tentou de tudo, alguns inclusive já fizeram cirurgia de redução de estômago e voltaram para o peso anterior.

E vamos concordar, não adianta repetir o obvio, que para emagrecer é necessário equilibrar o que se come com o que é gasto pelo metabolismo, em termos de quantidade, mas também de qualidade. Mas, à medida que o processo se desenvolve, esse cliente passa a ter mais confiança, mais amor-próprio e até a postura corporal muda para melhor!

E aí, qual é o segredo do sucesso?

Existem, como alguns devem já saber, técnicas de hipnose para auxiliar a comer em menor quantidade, uma redução de estômago feita por hipnose e que funciona muito bem. Entretanto, só isso não resolve. É como ficar completando o óleo do carro cujo reservatório está furado, sem consertar o furo.

Um dos segredos para o sucesso do processo todo, é entender o que esta parte do cliente que ainda mantém o padrão “gordo” está fazendo por ele! (Eu já falei nesse conceito em outros textos e vou desenvolver melhor aqui).

pnl no emagrecimento

A PNL trouxe o entendimento de que os comportamentos que repetimos, inclusive os limitantes e não saudáveis, acontecem porque uma parte de nós está tentando atender uma necessidade interna, comunicar algo ou fazer-nos entender algo sobre nós. E falando de uma maneira simples, precisamos compreender qual a intenção desse comportamento e atender essa intenção de outra maneira para que exista consistência no processo de emagrecimento.

Uma das maneiras de fazer isso é mapeando como se sente quando come em excesso ou de maneira não saudável, por exemplo, escrevendo o alimento que come, momento e situação em que isso ocorre e a sensação que traz. Não é exatamente um diário de alimentação, mas um diário breve, de um ou dois dias, de sensações.

Digamos que você perceba nesse diário que sente sempre prazer ou que você se sente mais relaxado, então o questionamento seguinte é: de que outras maneiras você pode encontrar esse prazer ou relaxar? Pode ser ouvindo música, tomando uma xícara de um chá, até respirando de maneira mais profunda. Anote pelo menos três opções e procure segui-las quando sentir aquela vontade de comer muito.

de que outras maneiras você pode encontrar prazer ou relaxar?

Lógico que existem muitos outros passos no coaching para emagrecimento, como o estímulo da autoestima, descoberta das suas habilidades internas que auxiliarão no processo, entender quais os seus valores pessoais mais importantes que são coerentes com sua melhor forma física e, portanto, estimularão alcançar o objetivo. Também existem técnicas da PNL especificas para compulsão que muitas vezes acontece e também para desestimular a ingestão de alguns alimentos muito calóricos, que podem ser aplicadas durante a hipnoterapia ou não.

Então, vamos mudar a velha forma?  😉

191 comments On Emagrecimento com ajuda da PNL

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.