Coaching trazendo valores para sua empresa

quadritech rosane sampaio coaching em curitiba

Semana passada fui convidada para um café da manhã na empresa Quadritech, especializada em TI, onde prestei consultoria há alguns meses. Na ocasião, o setor de recursos humanos apresentou a maneira como está sendo implementado o resultado daquele trabalho, tanto junto aos funcionários quanto para contratação de novos colaboradores e fornecedores.

Confesso que me senti emocionada quando recebi agradecimentos e até um presente dos sócios!  Então, lembrei que até agora não havia escrito sobre o trabalho na área de Coaching e Programação Neurolinguística que pode ser feito em empresas e voltado para a própria empresa. Com a anuência dos sócios, vou contar uma parte do que foi feito.

coaching empresarial rosane sampaio

coaching empresarial rosane sampaio e quadritech

Onde estamos e pra onde vamos?

O objetivo inicial era fazer um alinhamento entre sócios e definição dos valores que eles queriam trazer para a empresa, assim como definição de visão e missão da mesma. Essa era uma questão muito importante para eles, pois sempre que contrataram consultorias específicas para isso, o resultado não correspondia plenamente ao que esperavam e acabavam por não promover esses conceitos dentro da empresa.

O diferencial do trabalho trazendo o ponto de vista do coaching é levar em consideração os valores pessoais dos sócios, explicitando suas missões, visões e ambições pessoais, levando a uma congruência entre as crenças dos sócios e o propósito da empresa.

Também é feito uma análise comportamental, baseada no modelo da Espiral Dinâmica de Don Beck, Cris Cowan e Curly Martin, gerando um entendimento melhor sobre como cada um dos sócios responde às situações e condições de vida. Esse conhecimento é primordial para definir os papéis específicos dos sócios dentro da estrutura.

Finalmente, com esses dados em mãos, pode-se definir os valores que vão alicerçar a empresa dentre aqueles em comum dos sócios, bem como, a missão e a visão que serão publicados e explicitados aos funcionários e ao público.

“Empresas são, independentemente de seu tamanho, retratos dos seus criadores.”

Como é feito?

Todo esse processo é feito em conjunto com sócios, em reuniões agendadas em grupo ou individualmente e o resultado, para se consolidar, deve ser lido em cada início de projeto, levado em consideração em cada contratação e estar bem visível nos ambientes de trabalho.

Existem muitos outros tipos de consultorias que podem ser aplicadas a empresas e oportunamente falarei sobre cada uma delas.

Empresas são, independentemente de seu tamanho, retratos dos seus criadores. Elas trazem embutidos os valores, a visão de mundo e a missão as quais eles se propõem ou se propuseram. Vai alcançar o que estiver coerente com a ambição e com as crenças que eles têm e vai ser tão capaz de focar em um objetivo quanto eles são! 

Entendendo isso, entendemos a importância dos sócios aprenderem sobre si mesmos, em que eles acreditam e o que os movem e, a partir daí, moldar a empresa às metas que desejam.

😉

 

 

85 comments On Coaching trazendo valores para sua empresa

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.