Zona de conforto: livre-se dela com ajuda da PNL

programação neurolinguistica - zona de conforto

A Programação Neurolinguística pode te ajudar com a Zona de Conforto (ou desconforto).

Um dos aprendizados que mais me marcou quando comecei o estudo da Programação neurolinguística foi uma colocação da Virginia Satir conversando com o Richard Bandler, ele sendo um dos criadores da PNL e ela sendo uma das pessoas modeladas, sobre o maior instinto humano: em resposta a colocação do Bandler que esse seria a sobrevivência, ela respondeu que não… o maior instinto humano é o da familiaridade!

É a tal da zona de conforto, que pode ser até uma zona de desconforto. Algumas vezes, existem mesmo razões sérias para escolher continuar naquela situação, mas em outras a situação é indesejada, conscientemente.

Ganho secundário

Mas do ponto de vista da PNL isso tem uma razão por trás, escondida da mente consciente, o que chamamos de ganho secundário. A manutenção daquela situação ou mesmo daquele comportamento, atende algo que é muito importante para a pessoa.

Vocês lembram um post anterior onde falamos dos valores, sugerindo que fizessem uma lista?Então, geralmente esse ganho secundário atende um desses valores pessoais. E você pode incluir nessas situações e comportamentos mesmo aquilo que parece não cumprir nada de bom por nós, como alcoolismo, obesidade ou se manter em um relacionamento abusivo. Uma das grandes sacadas da PNL é que qualquer mudança que você desejar para sua vida, precisa definir antes como manter aquele valor, aquela coisa super importante, atendida.

Dentro de um processo de coaching ou trabalhando algo especifico via PNL, sempre buscamos detectar e atender esses valores, tanto para tornar um objetivo realmente alcançável quanto para conseguir manter o novo comportamento, a nova situação desejada.

“Qualquer mudança que você desejar para sua vida, precisa definir antes como manter aquele valor, aquela coisa super importante, atendida.”

E como fazer isso? Primeiro conheça os seus valores de vida mais importantes. Abaixo um vídeo bem bacana que pode te ajudar:

A seguir, se questione: “O que é importante para mim quando estou fazendo esse comportamento, ou quando sei que estou nessa situação de vida e escolho me manter aqui? ” Sim… mesmo que inconscientemente, é uma escolha!

“Como me sinto quando estou exercendo isso, que atende um daqueles valores da sua lista?”

E, finalmente, a pergunta que vai fazer a real diferença:  “De que outras 3 maneiras posso atender esse valor?”

Permita-se criatividade nessas formas escolhidas, mas sempre pense em algo que você realmente consiga fazer.

E mais uma dica: escreva em uma folha do papel e leia uma vez por dia durante uma ou duas semanas porque você pode fazer aquela mudança na sua vida, porque você é capaz e principalmente, porque você merece aquela mudança especial há tanto desejada na vida!

😉

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ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.