Vivendo a vida com propósito.

propósito de vida

É interessante como, de tempos em tempos, certos assuntos aparecem repetidamente. Nas últimas semanas tanto clientes quanto colegas têm comentado sobre a necessidade das pessoas terem um propósito naquilo que fazem! E aqui vamos pensar no conceito mais amplo de propósito, que é ter a intenção de fazer ou não fazer algo, ter um objetivo com motivos bem definidos! Já pensou em quantas coisas você faz que são no automático ou para atender os propósitos de outras pessoas?

Mas porque isso é tão importante? Porque quando temos um propósito bem definido, ganhamos capacidade de planejamento de nossa vida pessoal e profissional, passamos a ter prazer mesmo nas atividades que não são tão legais, desde que elas sejam parte do caminho para alcançar nosso propósito. E também atendemos aquela parte nossa que entende que estamos na vida para construir algo especial, para ser alguém especial, para viver uma vida especial.

Estamos na vida para construir algo especial, para ser alguém especial, para viver uma vida especial.

Então, como podemos descobrir ou definir nosso propósito de vida ou de trabalho?

Existem pessoas para as quais isso é claro, parece que elas sabem a que vieram desde jovens, mas a maioria de nós precisa de ajuda nessa definição. Quando um cliente chega, sempre gosto de, nas seções iniciais, trabalhar uma tríade que vai dar consistência para um projeto de vida: definir os valores, a missão e a visão de vida!

Valores

São todas aquelas coisas muito importantes para você. Por exemplo: amizade, família, estabilidade financeira, liberdade, viagens… escolha o que quiser e faça uma lista. Se quiser, assista o vídeo ensinando como fazer essa lista.

Visão

É aquele objetivo mais distante, um ideal de vida para você e para o mundo a sua volta. O que você ama fazer? O que você faria constantemente, que quando você está fazendo não tem tempo ruim? Faça uma lista e escreva ao lado de cada item porque gosta, como se sente, o que ganha mental ou psicologicamente e quais as circunstâncias em que aquela situação acontece. Por fim, observe entre as características definidas aquelas que mais aparecem e escreva com elas uma ou duas frases que mostrem o mundo no qual você gostaria de viver!

Missão

A missão define qual a sua contribuição única para esse mundo ideal que você definiu na visão de vida. Qual a sua capacidade especial? Inconscientemente, todos já sabemos nossa missão, por isso é bem fácil usar situações passadas para trazer isso para a consciência. Vamos, nesse caso, listar todas aquelas ocasiões, pelo menos umas sete, em que fizemos algo com um objetivo bem definido, um propósito, sabíamos o que e porque queríamos aquilo! Não pense muito, escreva meio no automático! Em seguida, descreva ao lado de cada item o que fez você perceber que tinha um propósito, como você se sentiu, se foi satisfatório, qual o valor da experiência para sua vida. E, do mesmo modo que o exercício anterior, separe as frases ou palavras-chave que se repetem e com elas forme uma frase que declare um propósito. Não se preocupe com o tamanho, pode ser longa, mas tem que ter lógica para você!

Agora que você já tem todo esse conhecimento a respeito de si mesmo, seus sonhos e objetivos, sua vida está de acordo?

Quais novos sonhos você pode já definir que atendam seus valores, visão e missão de vida?

😉

 

3 comments On Vivendo a vida com propósito.

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.