Programação Neurolinguistica aplicada na superação de desafios.

programação neurolinguistica na superacao obstaculosComo seria de esperar, os clientes que chegam a mim querem superar algum tipo de desafio através das técnicas aplicadas: Programação Neurolinguistica, Coaching, Hipnoterapia e por aí vai…

Qual o desafio e qual a melhor técnica pode variar bastante, mas é interessante observar que os clientes estão aqui porque entraram em uma espécie de looping de pensamento, ou seja, o desafio gera conclusões, sentimentos, sensações, imagens mentais, conversas internas que se repetem indefinidamente. Agora vamos pensar, qual a chance de você superar um desafio se não consegue pensar diferente sobre ele?

Qual a chance de você superar um desafio se não consegue pensar diferente sobre ele?

Mas entenda também que nosso cérebro e sistema neurológico, ou seja, nossa programação, foi desenhada para economizar energia e tempo. É um item necessário na evolução da espécie, pois imagine como seria se toda manhã você tivesse que reaprender a fazer o café,  a cada vez que estivesse dirigindo tivesse que pensar sobre a troca de marchas ou qual pedal acelera e qual freia? Então, como romper com esse ciclo natural?

Programação Neurolinguistica

Essa é a proposta da Programação Neurolinguistica: achar maneiras de se pensar diferente e aprender qual é a estratégia do cérebro de cada um para criar e ampliar capacidades que sejam positivas!

PNL programação neurolinguistica Rosane Sampaio

Implica em ver o cliente como responsável por sua própria vida, isto é, capaz de responder de uma maneira melhor aquilo que a vida apresenta. Quando uma pessoa deseja mudar e descobre que tem habilidades para isso, incrementa sua confiança, flexibilidade e desenvolve um senso de possibilidades.

Mas como você pode pensar diferente assim, do nada? Bem, existem algumas perguntas que são bem simples e que você pode responder sozinho. Não se engane com a aparente ingenuidade das perguntas, pois o objetivo é que seu subconsciente se sinta livre para novas formas de processar seu desafio. Se quiser, escreva suas respostas, mas isso não é obrigatório, o importante é encontrar caminhos diversos.

 

Então vamos lá, pense na sua situação limitante durante alguns minutos e depois responda aos seguintes itens:

  • Como seria se alguém muito diferente de você estivesse nessa situação? Quem sabe um astronauta, um grande empresário do século passado ou uma cientista na área de genética daqui a 200 anos? O importante é encontrar três pessoas bem diferentes e pensar, imaginar, como eles agiriam na posição.
  • Aquilo em que você foca, aumenta. Então, pense se existe outra maneira melhor e mais positiva de focar esse desafio. Como seria viver escolhendo esse novo foco? Imagine, sonhe com essa possibilidade!
  • Pense no espaço, no ambiente em que essa situação desafiadora ocorre. O que existe ou pode existir nesse ambiente para ajudar você a lidar com o desafio? Pessoas, espaço físico, possibilidades quaisquer dentro desse ambiente que você pode acessar e que ajudariam na mudança.
  • Não existe fracasso, só feedback. Vários casos de sucesso, quando lemos sobre a vida dessas pessoas, percebemos que elas tiveram muitas negativas, muitas situações que poderiam tê-las feito desistir. Qual a diferença entre essas pessoas e você? Na verdade, nenhuma! Então, o que você precisa aprender ou pode aprender com essa situação desafiadora?
  • É muito importante aprendermos a ter flexibilidade e pensar em alternativas. Então pense em três alternativas de ação diferentes daquelas que você tem usado até agora! Anote as alternativas. Mesmo que você ache que elas não são fáceis de serem colocadas em ação, como seria se você pudesse escolher uma delas e agir diferente?
  • Volte a pensar na situação desafiadora. Como você se sente a respeito, diferente de antes, agora?

Você pode usar essa técnica para várias situações, no trabalho, em casa, ou mesmo para comportamentos que você tem e gostaria de mudar! Então, o que vai ser?   😉

 

22 comments On Programação Neurolinguistica aplicada na superação de desafios.

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

ROSANE SAMPAIO

ROSANE SAMPAIO

Especialista em coaching pessoal, profissional, executivo e de equipes. Palestrante, analista comportamental e hipnoterapeuta, com qualificação de practitioner em Programação Neurolinguística.